sábado, 30 de abril de 2011

A Importância das mulheres para o Reino

Uma das grandes questões que até hoje trás discussão no meio do povo de Deus é a importância das mulheres para o reino e o seu envolvimento na igreja primitiva e atual.
Nesse mês de maio nada melhor do que abordarmos esse assunto!!!
Mateus 28.5-10
“Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia;  e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galiléia; ali me verão.”

Quando lemos os evangelhos na parte da ressurreição, após três dias Jesus Cristo apareceu ressurreto, nessa primeira aparição ele não se revela aos homens mais sim as mulheres. Se olharmos para o passado e ainda naquela época, vemos o quanto às mulheres eram ignoradas, elas não tinham os mesmos privilégios que os homens, ou seja, possuíam privações no seu modo de viver e de agir diante da sociedade.
Nesse texto vemos Jesus aparecendo primeiramente às mulheres. O que isso quer dizer? Porque elas? Porque Jesus não apareceu para os discípulos? Porque não para Pedro ou João? Lemos por diversas vezes o texto das sagradas Escrituras e nem sequer o analisamos. Jesus estava mostrando a importância das mulheres como proclamadoras das “boas novas”. Elas que deveriam avisar os discípulos. Jesus estava encarregando-as de anunciar a sua ressurreição.
Entendemos então que desde o começo em Gn 1.27 “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” Deus esta dizendo que os dois, tanto homem como mulher tem a imagem e semelhança de Deus. Os dois foram criação do Altíssimo, então os dois possuem o mesmo valor para Deus e também para o seu Reino.
Após a ressurreição Jesus disse: Marcos 16.15 “Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Aqui não há separação entre homens e mulheres. Então por que a fazemos? Porque vivemos em um mundo onde tentamos diminuir o chamado das mulheres colocando-as em  segundo plano. Quanta hipocrisia!!!
Vejamos algumas mulheres que fizeram diferença em sua época:
1Sm 25.3 “E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher; Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa, porém o homem era duro e maligno nas obras; e era da casa de Calebe.”
Vemos nesse texto que por causa de Abigail toda a sua casa foi poupada da morte quando Nabal negou ajuda a Davi.
2Rs 22.14-“ Então o sacerdote Hilquias, e Aicão, e Acbor, e Safã, e Asaías foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, filho de Harás, o guarda das vestiduras (ela habitava então em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram.”

Quando Josias o rei de Jerusalém estava fazendo a reforma no meio de seu povo, foi achado o livro da lei que estava esquecido, e para saber como agir ele pediu para consultarem ao Senhor e nessa época vemos a profetisa Hulda, que foi usada por Deus para dar a direção e também profetizar sobre o futuro do rei.
Atos 1.14 – “Todos, estes perseveraram unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.”
Vemos que no inicio da igreja as mulheres já estavam presente nos momentos de oração. Compartilhando assim do mesmo propósito dos homens.
Em Romanos 16 localizamos uma grande lista de saudações do Apostolo Paulo a alguns cooperadores, dentro deles vemos uma grande lista de 10 mulheres que trabalhavam na obra. No contexto da época romana onde existia quase 1 milhão de pessoas, citar o nome de mulheres demonstra que já naquela época existiam mulheres que desempenhavam um papel de liderança na igreja. Mulheres que são usadas de formas poderosas, guerreiras e dedicadas.
Devemos então parar de brecar o ministério dessas mulheres. Elas são donas de casa, trabalham fora, cuidam de marido e filhos  e  também são grandes guerreiras e valentes na obra do Senhor.
Que Deus continue levantando sim, cada vez mais mulheres para ocuparem cargos de liderança, porque Jesus esta as portas para buscar a sua igreja e precisamos nos empenhar como um corpo.
Mateus 9.37,38 Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”

Deus abençoe as mulheres ainda mais nesse mês, e use-as com grande poder e graça para levar almas para o reino de Cristo.


Pr. Rogério Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário